Hoje em dia, de tanto ouvir os colegas coaches falarem, as pessoas já até sabem o que é crença limitante e sabem que elas atrapalham muito. Mas saber não é fazer, né, meu povo? Então, vamos treinar a construção de crenças fortalecedoras? Que isso, sim, é que faz a diferença!

Se preferir ouvir a ler, você pode acessar esse mesmo conteúdo no podcast do Vai Ser Feliz no Spotify ou em outras plataformas da sua preferência. Só escolher nesse link aqui, que tem quase todas das mais populares: https://anchor.fm/vai-ser-feliz

Eu nem vou perder muito tempo conceituando. Uma crença limitante é um pensamento, uma interpretação, uma perspectiva, um modo de ver que… te limita!

Dá uma olhada aí na sua vida. Pensa no quanto você está satisfeita com a sua vida hoje. Passa por trabalho, recurso financeiro, desenvolvimento intelectual, propósito… Passa por saúde emocional, saúde física, relacionamentos com amigos, amores, família… Passa pela sua relação com você mesma… Passa por lazer, hobbies, diversão… Por espiritualidade…

E agora me conta. Quando você foi passeando aí pelas áreas da vida, alguma despertou algum incômodo mais forte? Qual? Me dê uma nota de 0 a 10 para o nível de satisfação com essa área.

Me conta objetivamente, ou seja, eu quero fatos e apenas fatos (talvez ibagens) mas me conta só dos fatos: quais são os desafios que você vem enfrentando nessa área da vida que você quer mudar ou melhorar?

Agora, sim, quero sua opinião sobre isso. Quais são as suas percepções sobre esse desafio? Por que você acha que está vivendo isso? Quais emoções aparecem ao pensar sobre essa questão? Por que você acha que isso é um problema?

O que te faria dar nota 10? O que teria que acontecer ou existir… Qual seria uma situação que você consideraria satisfatória nessa área específica?

Por que você acha que não tem isso que considera satisfatório? Essa resposta aqui, recomendo que você escreva.

Escreva quantos motivos forem, mas escreva por quais motivos você acha que não tem ou não é hoje o que gostaria de ter ou ser nessa área? O que você acredita que está te impedindo?

Anotou?

Eu nem li, hein, e eu aposto que a maioria é crença limitante. Ou elas são coisas que aconteceram com você um dia e, por causa da sua experiência, você tomou como verdade absoluta. Ou são coisas que viu acontecer na sua família e, talvez por lealdade, assumiu como verdade absoluta. Ou são coisas que você ouviu na escola ou viu numa novela ou filme… Ou são valores da sociedade, do seu meio, seu contexto… São ideias que você assumiu como verdades incontestáveis.

Mas são? É realista da sua parte pensar que são? O que te faz pensar isso? Ou seja, quais lembranças você tem relacionadas à sua questão? Você conhece alguém – próximo ou por meio de mídias – que tem ou é o que você gostaria de ter ou ser?

Você conhece alguma história ou alguém que demonstre outra possibilidade, por exemplo, a de que é possível ultrapassar essa barreira que te impede? Ou seja, há alguma evidência de que a sua verdade talvez não seja tão absoluta assim?

Se não veio nada à mente, faça uma busca. (Eu achei várias triatletas com 40 e até com 60 quando eu quis questionar a crença de que o esporte não era pra mim porque eu tinha 38.)

E assim… Quem um dia imaginou isso que estamos vivendo hoje, que está mudando tudo que a gente tinha como certo?

Eu li uma notícia de que 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda nem foram criados. Então, mesmo que você não encontre fato que refute a sua crença, é possível ao menos abrir espaço para a possibilidade de que, se não existe, um dia existirá?

Dá, ao menos, pra sair do lugar de 100% convicta de que a sua crença é a única possibilidade?

Pode ser que você até saiba, em algum nível, que não são verdades absolutas, mas você se apega a elas porque são boas justificativas para se convencer a manter as coisas como estão. Ou seja, há algum ganho na manutenção desse problema. Nem que esse ganho seja proteger-se de um imaginado possível desfecho desagradável.

O ganho pela manutenção do problema é maior que o ganho da satisfação de alcançar o que você deseja?

E aí, se pergunte também: o quanto ter essa crença contribui para alcançar as coisas que você deseja pra sua vida? Para quem deseja o que você acabou de me dizer que deseja, acreditar nessas justificativas que você listou, favorece ou atrapalha?

Para quem deseja o que você deseja, qual seria uma crença ou crenças mais interessantes de se cultivar? Quais modos de ver a vida, quais pensamentos, quais palavras seriam mais encorajadoras, motivadoras, incentivadoras, acolhedoras, impulsionadoras na direção do que você deseja alcançar? Anote essas respostas.

Por óbvia definição, elas são as crenças fortalecedoras. São essas que você deve treinar. Como? Repetindo como mantras para que as mensagens sejam internalizadas.

Se, por condicionamento, as limitantes vierem, usa a mesma técnica da Voz Crítica que eu já ensinei aqui. Interrompa imediatamente o fluxo de pensamentos críticos e desencorajadores e repita as crenças fortalecedoras no lugar.

Vamos além? Como você acha que se comporta uma pessoa que tem esse tipo de crença fortalecedora? Que escolhas essa pessoa faz? Que hábitos ela tem?

A ação é um discurso mais poderoso que a palavra. Repita o máximo que puder as crenças fortalecedoras não só como mantras verbais, mas também em forma de comportamentos.

Vai faxinar essas ideias fixas guardadas no fundo do armário, na malinha de mão do seu coração (Beijo, #Liniker)

Vai se encorajar, torcer por você, se mover por você… #vaiserfeliz

P.S. 1- Fiquei pensando aqui que seria bem legal se eu pudesse ter conduzido no podcast uma sessão de crenças limitantes com algumas pessoas, mesmo que anonimamente, para uma poder ouvir a resposta da outra e não se achar maluca sozinha, sabe? O que você acha? Curtiria a ideia? Seria voluntária? Me conta. Lá na home desse site tem meu whatsapp.

P.S. 2 – Se você quiser a minha ajuda profissional para descobrir crenças limitantes e criar fortalecedoras, dá uma olhada no meu processo de coaching nesse link: https://www.hotmart.com/product/coaching-de-felicidade/U44191151A

Agora, sim, fim.

Beijo e #vaiserfeliz


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz