Teve até cantoria no episódio de podcast dessa semana para responder à pergunta de uma ouvinte. Se quiser ouvir, acesse:

Se preferir ler, eu resumo aqui abaixo a minha resposta. A pergunta que me chegou pelo meu Instagram pessoal, o @camilarondon, foi: Como sair da ideia e ir para a ação?

Você também se sente meio sem saber como fazer isso? Então acompanhe a resposta e quem sabe eu não te ajudo também.

Vamos lá! 

Por não saber exatamente o que está impedindo de sair da ideia e ir para a ação, consideremos algumas hipóteses.

Hipótese 1: Falta clareza sobre qual deveria ser a ação e, por isso, você não sai da ideia

Se é isso, eu diria que o conceito de ação é exatamente oposto ao de ideia, né? Porque ação é concreto, é mensurável, observável. 

Então, nesse caso, eu diria que você precisa definir melhor a ideia, especificar mais. Imagina o dia que a ideia virou uma conquista, uma realização, como vai ser? Me conta o que estará acontecendo de real na sua vida que você vai observar e pensar: uhu, a ideia se concretizou! Quais parâmetros buscará para fazer essa avaliação?

Pode ser parâmetro concreto, tipo, um perfil no Instagram, um número de produtos à venda, um valor de vendas por mês. Se a ideia é um certo estilo de vida, por exemplo, você saberá que ele é real porque se vê praticando tais e tais atividades ou se percebe livre de tais e tais emoções e reações que antes se repetiam muito. Nesse caso, é um parâmetro meio abstrato, mas estado emocional e comportamento são coisas observáveis.

Quero que você se responda como é que você vai saber que saiu do âmbito da ideia e se realizou porque a sua resposta te dará parâmetros e também metas. Porque, se um dos itens da sua resposta é “eu saberei quando eu tiver um catálogo com x produtos”, então já tem uma ação bem específica aí: criar esses produtos, certo? Se um dos itens da sua resposta é “eu saberei quando eu estiver comendo legumes todo dia”, então você tem uma ação bem da óbvia aí também. Com a ideia mais definida, você pode ir atrás de concretizá-la.

Hipótese 2: você até sabe o que fazer, mas não acha vontade de fazer porque parece que a motivação não vem e aí você enrola e não consegue sair da ideia e ir para a ação

Eu diria para, antes de tudo, investigar suas crenças em torno do assunto. Eu fiz um episódio cheio de perguntas para te ajudar a gerar clareza sobre quais crenças podem estar te atrapalhando e quais poderiam te ajudar. Depois vai lá ouvir, se acha que esse é o seu caso.

Outra possibilidade para a desmotivação é falta de relevância. Se pergunte por que realizar essa ideia é importante pra você? Ela está alinhada com os seus valores? É um sonho, dá sentido à sua vida, está impregnada do seu propósito? Ou é algo que você quer fazer porque acha que tem que fazer? 

Ver sentido na ideia é um motivador importante. É a velha máxima: quem tem um porquê suporta qualquer como. Se o seu porquê não está claro ou fortemente conectado com a sua essência, pode ser mesmo que você não se sinta tão motivada a fazer o que precisa fazer para realizar essa ideia aí.

Hipótese 3: a ideia é muito maravilhosa, é um sonhão de vida e parece tão grande que você não sabe nem por onde começar para sair da ideia e ir para a ação

Nesse caso, quebra isso! Não existe correr uma maratona amanhã! São passos e mais passos, literalmente, até lá. Mantenha o grande sonho no horizonte, como um motivador, mas defina vários marcos bem claros e mensuráveis e alcançáveis.

Pode ser um x de dinheiro investido, uma formação x concluída, um produto definido, um plano de comunicação e vendas, a saída do emprego paga-boletos e conclusão do processo de transição…. Tudo isso é marco concreto do processo. 

Não existe sair do ponto A para o ponto B. Existem degraus. Passos. Etapas. Processos. Quebra o sonhão e foca na etapa da vez.

Faz sentido isso para você?

Se quiser me mandar mais detalhes, eu posso aprofundar em alguma hipótese, se é que alguma hipótese minha está certa. Ou, talvez com mais detalhes, eu até enxergue outras hipóteses…

Ah, e a música do Skank que eu cantei no podcast? O que tem a ver com isso?

Especificamente aquele trecho: “Eu queria insistir… Mas o caminho só existe… Quando você passa”

Tem gente que fica esperando cair um raio do céu e iluminar tudo e o caminho pronto se abrir à sua frente para só então, quem sabe, pensar em dar o primeiro passo. Não se iluda, o caminho só existe quando você passa. Ou seja, o caminho se faz ao caminhar. 

Não espere ter todas as respostas. Se as perguntas acima te derem 1 resposta, já é fomento para 1 passo e esse, te trará outras respostas e mais perguntas e outras respostas e assim você vai. Passo a passo.

Saber é resultado do processo de aprendizado que inclui acertos e erros e é um processo que começa com o não saber. Essa ordem, não dá para mudar. Primeiro você não sabe, aí você dá um passo e aprende ou como fazer ou como não fazer e isso vira um saber. Entende?

Eu também gosto da parte do: “Eu não posso te ajudar… Esse caminho não há outro…Que por você faça”

Mas é que eu posso te ajudar, então não quis destacar esse, sabe? rs 

Só que eu realmente não posso fazer por você. Esse caminho não há outro que faça por você. 

Então, vai, sai da ideia e vai pra ação, um passo atrás do outro… #vaiserfeliz

P.S. – Se você quiser a minha ajuda profissional para descobrir como tirar a sua grande ideia do papel, dá uma olhada no meu processo de coaching nesse link: https://www.hotmart.com/product/coaching-de-felicidade/U44191151A


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz