Tá aí uma pergunta que muita gente tem dificuldade de responder. Será que é mesmo possível ter um relacionamento totalmente feliz? Eu já posso adiantar que é sim possível! Porém, como tudo na vida, isso requer uma dose bem generosa de treino, de conhecimento, muita vontade e determinação. E todo esse cuidado com os seus relacionamentos pode trazer resultados bem positivos. De acordo com um estudo de Harvard, poucos e bons relacionamentos são os fatores que mais contribuem para a saúde e bem estar. O estudo que durou 75 anos concluiu que as pessoas que se sentiam mais satisfeitas em suas relações foram as que viveram mais felizes. 

E com esse trabalho científico foi possível comprovar que aqueles que se sentem mais próximos dos companheiros nas relações amorosas, de amizade ou familiares, são mais felizes do que pessoas mais solitárias. 

Mas vamos com calma. Se você já começou a sonhar com aquele relacionamento perfeito, sem nenhuma briga e onde tudo é só flores, sinto dizer que as coisas não são bem assim. 

Todo relacionamento, do namoro à amizade, passa por altos e baixos. E tá tudo bem! Esse é um processo natural de qualquer relação e eu te garanto que dá para sobreviver aos conflitos. O que não dá para fazer é achar que você pode passar a vida fugindo dos problemas. 

Sempre reforço que precisamos entender que: felicidade não é sinônimo de ausência de conflitos. A questão aqui é a forma como você lida com eles e o que faz para garantir que as coisas boas superem qualquer dificuldade.  

Vou listar abaixo algumas formas de como conseguir, para a gente ir exercitando nas nossas relações. 

Demonstrem carinho

Essa dica aqui é simples mas muito valiosa. Pequenos gestos fazem muita diferença. Um abraço, um sorriso, um gesto espontâneo… Essas atitudes podem mudar a vida das pessoas a sua volta e a sua também.  

Se ouçam de verdade

Treinar a escuta ativa é um excelente exercício para melhorar qualquer relacionamento. Quando você escuta ativamente, sem se distrair ou interromper a outra pessoa, mantendo o interesse na conversa, você tem a oportunidade de aprofundar essa relação, criando um laço de confiança e segurança.

Elogiem mais, critiquem menos

É tão bom quando alguém te elogia e reconhece as suas conquistas, não é? Então por que não praticar esse ato também? É aquela coisa de: gentileza gera gentileza. Quando você traz o ato de elogiar a sua rotina, você incentiva a outra pessoa a fazer o mesmo. Isto ajuda a criar um enorme saldo positivo para o relacionamento de vocês. E claro, isso não significa que críticas não possam ser feitas, mas é preciso ter cuidado com a forma como você fala e lida com o outro. Aqui a palavra chave é empatia.

Revisitem boas lembranças já criadas

Como eu disse antes, os conflitos sempre vão existir nas relações. Mas eles se tornam muito menores quando a gente tem um acúmulo de coisas positivas para superar as negativas. Então, criem sempre momentos de diversão, de experiências e risadas que possam ser lembrados nos momentos de conflito. 

Compartilhem sonhos

O sonho tem o poder de nos mover, de nos fazer acreditar e realizar coisas que nem sabíamos que podíamos. Compartilhar um sonho com outra pessoa é um ato de cumplicidade e confiança capaz de fortalecer os laços de uma forma única. 

E se você ainda tem dúvidas sobre como criar a sua felicidade, o que eu posso dizer é que, acima de tudo, felicidade é também uma questão de escolha. Todo dia você pode fazer escolhas que te aproximam, ou te afastam, da sua felicidade. Então minha pergunta é: qual é a sua escolha hoje?


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz