A resposta é…depende! O ato de pensar positivamente por si só não é capaz de fazer com que nossos desejos aconteçam. É preciso que haja ação! Não adianta ficar só sonhando e não fazer nada de concreto para a construção da vida que se quer.

Mas também não dá pra dizer que tudo depende unicamente de você e que se você fizer a sua parte, as coisas vão se realizar com certeza absoluta. Afinal, a vida é imprevisível, mas, olha, com certeza, quem nem sequer tenta, quem prefere ficar no pessimismo, no vitimismo… aí tem zero chance de alcançar qualquer coisa na vida.

Aqui entra a eficiência do pensar positivo, que pode te ajudar a se colocar num estado mental, emocional e fisiológico que te motive a entrar em ação e a se manter resiliente e persistente no movimento em direção aos seus sonhos. E isso aumenta, em muito, as suas chances deles se realizarem, né?

Se você pensar de forma totalmente pessimista, você não terá ânimo de correr atrás e, se você não correr atrás, nada mudará. Já se você for mais otimista, se acreditar mais em você e na força vital que rege o universo, vai gerar a energia para construir uma vida mais feliz e as chances de você colher felicidade são muito maiores. 

Daí você pensa, ok, pensamento positivo não é sempre bom, mas o pensamento negativo é sempre ruim, né? Então… não! Pensamento negativo também pode ser positivo! (Já tô vendo todo mundo com cara de ué.) Acontece que nada na vida é 8 ou 80, só bom ou ruim e pronto. A vida é beeem mais complexa que isso. 

Se pensar positivo pode ser bom porque motiva a entrar em ação, e pode ser ruim, se você for otimista demais e não fizer nada e jogar tudo pro universo… Assim é com o pensamento negativo: demais, desmotiva, afinal pra que fazer, se não tem chance de conseguir, né? Mas, equilibradamente, o pessimismo pode levar você a se preparar melhor, estudar mais, se planejar minuciosamente, antever problemas, criar soluções para eventuais percalços… E isso também aumenta as chances de as coisas darem certo.

O segredo, então, é a dosagem. Nem alecrim dourado, nem telejornal de TV aberta no fim de tarde. E isso serve para tudo na vida, né? Tudo é de saber dosar e tirar proveito. Tudo é questão de equilíbrio. 

E aí, você tem conseguido fazer isso? Ou está mais para um lado ou mais para o outro? Minha dica para te ajudar a equilibrar os lados é: inteligência emocional. Eu convidei a mentora de Inteligência Emocional (IE) e minha irmã, Marina Rondon, que é parceira nos atendimentos aqui do Vai Ser Feliz, para trazer uma série de conteúdos dedicados ao tema. Estão todos lá nas redes sociais do Vai Ser Feliz. Vai lá conferir! E se precisar de ajuda com alguma questão específica, “chama no zap” (link na home).


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz