Quando te perguntam quem é você, o que você responde? Sua profissão? Descreve seu estado civil ou conta o nome da cidade em que nasceu? Já sei! Você fala seu signo!
Que tal conhecer, se reconhecer, se apresentar e se expressar a partir das suas forças de caráter?
Como? É o que eu te conto no novo episódio do podcast Vai Ser Feliz, disponível em várias plataformas, entre elas, Spotify. Clique aqui e escolha onde quer ouvir: https://anchor.fm/vai-ser-feliz
Mas, resumindo…
Uma vida mais feliz é uma vida mais íntegra, no sentido de que é uma vida alinhada com a verdade de quem você é e as suas ações traduzem isso tudo que você é e os seus processos de desenvolvimento são para explorar o potencial e aperfeiçoar isso tudo que você é.
A psicologia positiva estuda ferramentas para embasar o seu processo de autoconhecimento e integralidade. Uma delas, das mais importantes, é o estudo das forças de caráter que são os traços virtuosos da sua personalidade.
Dezenas de especialistas da psicologia positiva, mais de 50, se reuniram por a-nos para estudar as diferentes virtudes valorizadas em várias culturas ao longo da história da humanidade. Eles chegaram a 6 virtudes, que seriam pilares de uma vida boa, uma vida que traz satisfação, realização, plenitude, bem-estar, portanto, uma vida feliz.
Essas virtudes são meio subjetivas. Mas, elas se manifestam claramente por meio das suas forças de caráter, ou seja, dos traços da sua personalidade, seus valores, como você escolhe agir diante das coisas… O seu jeito de ser indica a presença mais forte de uma determinada virtude ou não.
A beleza da história toda é que, a partir do momento que você identifica as suas principais forças de caráter e as explora e as exerce conscientemente para fazer escolhas na vida, lidar com problemas, construir relacionamentos, você está vivendo uma vida mais autêntica, mais honesta com quem você é, ou seja, com maior sensação de plenitude e, gente, se isso não é uma forma de felicidade, não sei o que é.
Então, esses pesquisadores da psicologia positiva criaram uma ferramenta para identificar as suas forças de caráter. É um teste chamado VIA (Values in Action) e eu uso muito dessa ferramenta nos meus processos de coaching de felicidade. Para a pessoa se conhecer melhor e para se desenvolver a partir daí.
O teste é gratuito, só que está em inglês. Tem lá uma tradução bem média porque é a automática do Google e, ainda assim, é legal fazer, viu. O link para fazer o teste é esse: https://www.viacharacter.org/survey/account/register
O resultado do teste será um ranking das 24 forças na ordem de mais presentes para menos presentes. Não tem inexistente, tá, a que ficar em último no ranking é só menos presente, mas se você quiser que seja presente é só treinar.
As primeiras 5 são aquelas que você manifesta mais naturalmente, são traços da sua personalidade e te ajudam a se definir de verdade e a viver mais de verdade também.
No episódio do podcast, eu aplico um teste alternativo, uma adaptação brasileira realizada pela Ana Paula Porto Noronha, uma das minhas professoras na Pós Graduação em Psicologia Positiva e Ciência do Bem Estar.
Seja qual for o teste que você tenha feito, olha pro seu top 5 de forças de caráter e pensaí:
– Gostou do resultado? Fez sentido pra você?
– Olhando pra sua vida, quais situações são comprovações de que você realmente tem essas forças?
– Quais são as áreas da sua vida que se beneficiariam se você usasse de forma consciente, voluntariamente, essas forças?
– Quais são os projetos, os objetivos, os desafios atualmente na sua vida que você poderia abordar e até solucionar a partir do uso das suas forças?
Por que, né, as vezes você usa muito uma força por causa de um contexto, sei lá, no trabalho, por exemplo, você usa muito de prudência ou criatividade ou perseverança. Mas não está usando essas forças para melhorar seus relacionamentos ou pra cuidar da sua saúde.
Então, não é que você não tenha essa força ou não saiba usar, você tem, você sabe usar, você já usa, só não está usando integralmente esse recurso seu, que é a sua força, para todas as áreas da sua vida.
Então, fica a pergunta, sim mais uma, vamos lá: Você está se exercendo completamente? Explorando todo potencial que você já tem?
Pensa nisso. Um beijo e #vaiserfeliz
Se curtiu, compartilha e me ajuda a fazer esse treinos de felicidade chegarem a mais pessoas. Obrigada! <3