Passamos da metade do ano! Nada saiu como previsto. Nem perto do previsto. Tudo foi imprevisto e tem sido até agora e talvez a gente nunca mais consiga prever coisas. Vai saber. E aí, você, que como eu, faz lista de sonhos de vida, resoluções de ano novo, check lists diários, semanais, mensais, trimestrais, anuais… Você pode pensar: a pandemia acabou com os meus sonhos!
Olha, pode ser mesmo que ela tenha acabado com os objetivos que você definiu para 2020. Mas se você olhar bem profundamente para esses objetivos, você verá que os sonhos ainda estão lá, os desejos ainda estão vivos. Se você for flexível e parar de lutar com o que é – porque a vida é o que é e, se você resistir, só vai doer. Se você se flexibilizar e mergulhar, eu sei que você vai achar um jeito de colocar esses desejos em prática.
Como? É o que eu proponho no novo episódio do podcast Vai Ser Feliz, disponível em várias plataformas, entre elas, Spotify. Clique aqui e escolha onde quer ouvir: https://anchor.fm/vai-ser-feliz
No episódio, eu mostro um trecho do meu workshop Vai Ser Feliz, Mulher!, que eu gravei no finalzinho do ano passado e lancei esse ano como workshop online porque, né, pandemia. Se quiser saber desse workshop, ele está em destaque na home do site aqui. Resumindo o audio…
O Smart é uma ferramenta para auxiliar na definição de metas. S é de specific, M é de measurable, A é de Attainable, R é de Relevant e T é de Time Based. Ou seja, uma meta bem definida é específica, clara, objetiva; é mensurável, você pode metrificar, criar parâmetros de acompanhamento; é alcançavel, realista e eu incluí aqui o sustentável, no sentido de que não deve sacrificar seu bem-estar… Uma meta bem definida é relevante, ou seja, é realmente importante para você; e é ela baseada em tempo, você pode e deve estipular um prazo para acontecer.
Eu quero pedir que olhe para os tais planos que você sente que a pandemia destruiu e reflita:
– Qual era a relevância deles para você?
– Qual era o ganho que esse objetivo iria te trazer?
– Quais eram os valores de vida que esse objetivo ia atender?
– E as necessidades humanas? Quais seriam atendidas por esse objetivo? (Se você não sabe quais são as necessidades, a lista completinha está aqui no último post desse blog)
O objetivo, o fato em si, pode ser que realmente tenha sido destruído pela pandemia. Uma viagem internacional, por exemplo, não rolou, não vai rolar. Mas os desejos ainda estão aí! Se você se perguntar: como posso, com o que eu tenho hoje de recursos de tempo, dinheiro, de recursos emocionais, tecnológicos, entre tantos que temos disponíveis… Como posso ainda me proporcionar esse ganhos, atender meus valores, minhas necessidades? Vai ser tudo online? Provável que a maioria, sim. Mas é possível, apesar de tudo, ainda fazer algo que seja relevante e alinhado com seus desejos mais profundos? É!
Se desapegar-se de expectativa e frustração sobre como deveria ser e focar-se no que pode ser, no melhor que você pode fazer ser… Se buscar de forma criativa dar um jeito – seguro e saudável, peloamor – de ultrapassar as limitações impostas externamente… É possível, sim, que os seus desejos para 2020 ainda se mantenham bem vivos e possam virar realidade.
Um beijo e, apesar da pandemia, #vaiserfeliz
Se curtiu, compartilha e me ajuda a fazer esse treinos de felicidade chegarem a mais pessoas? Obrigada! <3