Tá querendo bater no povo aí da sua casa, né, minha filha? Você não está sozinha! O isolamento social aumentou os conflitos com as pessoas com quem a gente vive. Mas esses conflitos não são novidade, são? 

Há pesquisas que indicam de 2/3 dos conflitos nos nossos relacionamentos não mudam e é por isso que eu estou me arriscando aqui em dizer que, embora pareça que eles surgiram agora, eles só estão mais evidentes agora. De qualquer forma, é preciso aprender a lidar com eles para construir relacionamentos positivos – olha aí a oportunidade que se apresenta durante o isolamento. 

A qualidade de uma relação não é medida pela quantidade de conflitos. Problemas vão sempre existir. Sempre. O que diz se uma relação é boa ou não é a forma como é feita a gestão desses conflitos, somada à capacidade de manter o lado positivo mais pesado na balança de avaliação.

E isso, senhoras e senhores, como tuuudo que a gente fala aqui e que é importante na vida é questão de escolha, autoconhecimento e prática. Não é natural. To-do relacionamento se desgasta. Se você não fizer a sua parte de criar momentos de conexão, de experiências, de diversão… E se você não aprender a fazer gestão inteligente de conflitos, um dia, vai dar merda. 

O pesquisador e psicólogo John Gottman, há décadas estuda relacionamentos e chegou à conclusão de que há quatro comportamentos nocivos às relações. São eles: 

· Criticismo: fazer críticas generalizadas, voltadas à pessoa e não ao fato ou queixa específicos 

· Defensividade: se negar a assumir responsabilidade e se defender; ou fazendo jogo emocional ou contra-atacando mesmo 

· Desrespeito e desprezo: não só ter comportamentos claramente ofensivos, como xingar, mas também fazer comentários esnobes, diminuindo o outro ou menosprezando algo que lhe é importante. Esse, evite a todo custo porque é fatal.

· Obstrução: quando a pessoa simplesmente se fecha, se retira, seja física ou emocionalmente. Importante diferenciar isso da necessidade de pedir uma pausa. Ambos acordarem sobre fazer uma pausa quando a coisa está chegando num nível perigoso, como o desrespeito, é até indicado. 

(Esse é um resumo do episódio Como (não) lidar com conflitos nos relacionamentos, do podcast Vai Ser Feliz. Para ouvir com mais detalhes, acesse https://anchor.fm/vai-ser-feliz e escolha sua plataforma preferida.)

Voltando… A dica aqui é: presta atenção no seu comportamento, observa de você não está tendendo pra algum desses aí e corrija. E aí, voltando lá no que escrevi sobre qualidade no relacionamento, além de melhorar a forma de abordar um conflito, você pode ir criando todo dia o lastro de coisas positivas para, quando os problemas aparecerem, a equação ainda estar favorável. 😉

Trarei mais dicas nos próximos episódios, fiquem atentas. 

Pra fechar, eu sei que na enquete do @vaiserfelizcomcamilarondon vocês escolheram o tema relacionamento em vez de autocuidado, mas eu vou passar rapidinho aqui. É que é importante cuidar da qualidade do que come, do sono… É importante se exercitar e lidar direito com o seu estresse, porque tudo isso impacta no humor e humor impacta diretamente nas suas relações, tá, então, se cuida… E #vaiserfeliz

Ah! Já assistiu de graça ao primeiro modulo gratuito do meu workshop? Só acessar a página principal do site www.vaiserfeliz.com.br e se cadastrar para ganhar desconto. Vai lá! 


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz