Sabe aquela pessoa em quem você confia que vai sempre te falar a verdade doa a quem doer? Ou aquela a pessoa que você tem certeza que vai sempre te proteger, zelar pela sua sobrevivência? Aquela que é tão leal a você, que te quer tão bem, que vai sempre te alertar se algo ou alguém ou você mesma estiver se fazendo mal? 

Não sabe? Não conseguiu identificar ninguém assim na sua vida? Pois eu vou te contar: você está cercada.

(Do podcast Vai Ser Feliz. Para ouvir, acesse https://anchor.fm/vai-ser-feliz e escolha sua plataforma preferida.)

Medo, tristeza, raiva, preocupação, estresse, ansiedade… São todas suas amigas. Amigas desse tipo aí que eu descrevi na introdução. São meio loucas. Porque elas não aceitam ser ignoradas. Se você vai aumentando o barulho interno para não ouvi-las, elas gritam. Se você tenta amortece-las com vícios, como virar workaholic ou chocólotra ou vinhóloga ou netflixologa, elas gritam. Elas são obcecadas, elas não desistem de você, elas gritam cada vez mais alto. Elas estão muito comprometidas em te salvar. E elas não vão parar enquanto você não parar para dar atenção a elas. Então, para. 

Pensa aí? Qual é a emoção com a qual você mais convive ultimamente? O que ela quer te alertar? Será que você está atenta às suas necessidades? Particularmente, não sei quais são, mas sei que todo ser humano precisa de cuidados físicos como comer e dormir bem, tomar bastante água, se movimentar, se expressar sexualmente. Como andam esses cuidados? 

Todo mundo precisa ter autonomia e integridade pra poder escolher a vida que quer viver. Expressar do seu jeito a sua criatividade, seu valor como ser humano, emprestar seus talentos pro mundo de um jeito que faça sentido pra si. Como está essa parte? Você sabe claramente quais são seus pontos fortes, aquelas atividades que gosta de fazer e faz bem e você consegue trazer isso pro seu dia a dia ou você faz todo dia tudo sempre igual e, pior, não vê sentido nessa rotina? 

Que mais que é necessidade universal do ser humano? Ah, se relacionar.

Todo mundo precisa se relacionar. Não só com outras pessoas pra sentir que pertence, que é aceito e amado, mas também relacionar-se com algo que considera divino, algo que o leve a transcender, que pode ser arte, pode ser natureza e pode ser religiosidade, porque não? Como anda essa parte? Você está trabalha, trabalha, trabalha, matéria, matéria, matéria, racional, racional, racional? Se sim, pode ser isso que as emoções negativas que você anda sentindo com frequência querem te contar.

Seja o que for, não fuja delas. O problema não é a emoção. Não é o medo, a ansiedade, a tristeza. Tem gente que acha que é muito ansiosa e isso é um problema e precisa resolver o problema ansiedade. Ansiedade é sintoma. Emoções são sintomas. Elas são suas amigas te alertando que algo não está legal. 

De novo. Qual é a emoção com a qual você mais convive ultimamente? Ouça essa emoção que insiste em gritar no seu peito. Ouça, reflita, identifique a parte desassistida da sua vida, se dê o que você precisa e… #vaiserfeliz 


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz