Tudo que você faz contribui ou não para você se sentir mais feliz. Se você repete com frequência aquilo que te faz mais feliz, você está construindo… felicidade! Portanto, a felicidade é um hábito, que precisa ser cultivado. É, na verdade, um conjunto de comportamentos que, se repetidos e condicionados, farão você se sentir mais feliz.

É por isso que eu quero conversar com você hoje sobre hábitos e te contar um pouco dos estudos da psicologia positiva sobre quais são os hábitos que as pessoas felizes mais cultivam e, assim, te inspirar a cultivá-los também. Eu já falei bastante sobre hábitos lá no podcast Vai Ser Feliz no Spotify, lembra? Quando terminar essa leitura, já corre pra ouvir os episódios. Mas, resumindo… 

O hábito nada mais é que a repetição de comportamentos. E ele é formado por três partes. A primeira é a deixa: que é o gatilho que aciona o comportamento. A segunda parte é a rotina: que é a sequência de ações que compõe um comportamento e que se conecta com a terceira parte, a recompensa

É a rotina que, com o tempo, pode gerar resultado insatisfatório, ainda que a recompensa, de imediato, pareça bem boa, como dormir um pouco a mais em vez de se exercitar; comer chocolate em vez de fruta; beber vinho no frio, em vez de chá… Se isso vira hábito, saúde comprometida. Saúde comprometida, felicidade comprometida.

Portanto, para se criar ou mudar um hábito, é a rotina que deve ser observada e repensada. E aí, depois, você decide se mantém a mesma deixa para a nova rotina ou se muda a deixa também. Por exemplo, todos os dias o seu despertador toca. É a deixa. A rotina pode ser levantar-se e meditar, ou pegar o celular e ficar mais meia hora na cama. Nesse caso, você pode mudá-la, sem nem alterar a deixa. Mas no caso de a deixa ser uma notificação de celular, que aciona a rotina de parar algo importante para ficar vagando nas redes sociais, daí vale mudar a deixa se quiser investir na construção do hábito de focar nas prioridades. 

São hábitos que parecem pequenos, mas que impactam demais a sensação de bem-estar e felicidade. E é todo dia que se escolhe o que fazer e se colhe o resultado. Por isso que eu digo que felicidade é todo dia. Não pode ser entendida como um destino e nem podemos condicioná-la a um determinado acontecimento. O que isso significa na prática? Que se você tem aquela ideia de “serei feliz quando…” isso é só um hábito de adiar a felicidade. É claro que ter objetivos e metas para a sua vida é muito importante. É essencial! Mas não é porque você realizou um sonho e ficou muito feliz, que tem que deixar de praticar esses hábitos de felicidade. 

Se você treina para uma determinada prova de corrida, por exemplo. Dormir bem, alimentar-se bem, fazer check ups periódicos, alongar-se, correr todo dia, fazer musculação… Tudo isso é hábito que faz parte da sua preparação para alcançar o seu objetivo de concluir a prova. Se, depois da prova, você para com tudo, o que vai acontecer? Aquela saúde toda, aquele preparo físico todo, aquele bem-estar todo cessam também. Com felicidade é a mesma coisa. Com a diferença de que, às vezes, batalhar por um objetivo pode ser sacrificioso e, nem sempre, a colheita de resultados é diária. Mas, na construção de uma vida feliz, é! A sensação de um treino que gera emoção positiva é imediata. Então, tira da cabeça essa ideia de “batalhar para chegar lá” e comece a pensar em passinhos pra sentir-se mais feliz todo dia pro resto dos dias. Comece a pensar em hábitos.

Mas quais hábitos? Bom, eu te conto vários todos os dias no Vai Ser Feliz, especialmente lá no Instagram. Então me segue lá. Mas vou te contar aqui dos pilares de construção de felicidade do modelo PERMA, desenvolvido pelo Martin Seligman, considerado pai da psicologia positiva. Tem um monte de hábitos que podem ser construídos com base nesse modelo. 

Vou falar de forma mais focada no nosso tema aqui, mas você pode saber mais sobre o assunto acessando o Workshop online Vai Ser Feliz, cujo módulo 1 está disponível gratuitamente aqui no site.

Vamos lá. PERMA é formado pelas iniciais dos 5 pilares, que são…

Positive Emotion (Emoções positivas)

Conviver com emoções positivas é imprescindível para sermos mais felizes. E você pode provocar essas emoções a partir das suas escolhas, dos seus hábitos. Vale aqui sorrir, abraçar, meditar, fazer o potinho da gratidão, praticar gentilezas… e tudo que virá descrito abaixo, que tem o poder de fazer você aumentar o seu convívio com emoções positivas. 

Engagement (Engajamento)

Sabe aquela atividade que te enche de prazer, que te motiva, que te desafia a melhorar? Aquela que faz você perder a noção do tempo de tão focada que você fica porque você gosta muito de fazer? Esse estado se chama flow e eleva demais a percepção de felicidade, então que tal buscar um hobby ou trazer mais pro dia a dia do trabalho as atividades que te fazem se sentir assim?

Relationship (Relacionamento positivos)

Os relacionamentos, as conexões, são necessidades humanas universais, e isso quer dizer que ter momentos de diversão com os amigos, passar um tempo com a família ou assistir um filmezinho com o seu amor, são elementos que nos deixam, sim, mais felizes e você pode e deve transformar esses momentos em parte primordial e prioritária na sua agenda e repetí-los com frequência. 

Meaning (Significado) 

Saber que a vida tem algum sentido é uma das nossas necessidades. O bom é que é de nós mesmas criarmos o sentido e respondermos o porquê de estarmos vivas. Uma vez que você tem essa clareza, os hábitos precisam estar alinhados.

Por exemplo, se pra você, o ser humano existe para contribuir para um mundo melhor, faz sentido não refletir sobre o impacto dos seus hábitos de consumo? Se pra você, é ser uma mãe melhor, faz sentido não ter o hábito de criar atividades em que você possa ter tempo de qualidade com seus filhos? 

Para uma pessoa que deseja construir o legado de promoção de felicidade com base na ciência, como é o meu caso, faz sentido o hábito de estudar e, por isso, eu o cultivo. Os seus hábitos devem refletir aquilo que você definiu como propósito e, assim, você se sentirá mais feliz.

Accomplishment (Realização)

Lembra que eu falei lá no começo que ter objetivos e metas não só era importante como também essencial? Pois bem, realizar coisas, alcançar objetivos e metas que traçamos para nós mesmas é capaz de aumentar a nossa sensação de bem-estar. Você tem o hábito de definir, planejar estratégias e alcançar seus objetivos? E não é só sobre objetivos grandiosos não, tá? Objetivos “pequenos”, como cumprir mais um dia de repetição daquele comportamento que te faz bem, fortalecendo um hábito de felicidade, também vale. E isso é uma super conquista. 

Aliás, o hábito de enxergar e celebrar as suas conquistas diárias gera um monte de emoção positiva. E, assim, fechamos esse ciclo. Agora é com você… Quais dos hábitos que citei aqui já fazem parte da sua rotina diária e quais você quer começar a praticar?  


Receba newsletter do
blog do Vai Ser Feliz

    Receba newsletter do
    blog do Vai Ser Feliz